A
Internet revolucionou o modelo de negócios tradicional. Atualmente, possuir um website é quase uma questão de sobrevivência e já não está tão relacionado com "ter um site só porque é giro". A  crise económica acentuou a necessidade de modernização obrigando as Pequenas e Médias Empresas a reconhecer a importância de
estar online. Ã possÃvel
estar online de muitas formas. Os tipos de sites empresariais, por exemplo, variam: existem aqueles que só querem uma página estática para divulgar os seus contactos; outros que desejam apostar em conteúdos dinâmicos e repletos de elementos de multimédia; ou ainda aqueles que almejam por uma plataforma que permita vender diretamente bens ou serviços à audiência. Os números não mentem e parece que, a pouco e pouco, as empresas portuguesas têm vindo a "acordar" para esta nova realidade. Dados da
Pordata revelam uma evolução significativa: no espaço de 10 anos, a média de empresas com presença online quase triplicou. Consulte os dados
aqui. Se ainda não criou um
website para a sua empresa ou se está a pensar em encontrar um lugar neste mundo online, recomendamos a leitura deste artigo. Sem delongas, apresentamos 5 motivos para que perceba que
estar online pode fazer muito pelo futuro da sua empresa.
5 bons motivos para a sua empresa estar online
1 - Potencial do mercado
Independentemente do seu nicho de mercado, temos a certeza de que a Internet lhe pode trazer inúmeras vantagens. O número de pessoas ligadas à rede aumenta a cada minuto e, só em Portugal, já somos ao todo
5,7 milhões. Não devemos, no entanto, olhar só para o potencial nacional. Com a Internet, uma empresa local escondida numa pequena cidade pode habilitar-se a fazer negócios em qualquer outra parte do mundo. O mercado online é global e não conhece fronteiras.
2 â" O português não se fala só em Portugal
Na sequência do tópico anterior, há que salientar o potencial do
uso do idioma. Embora o inglês seja a lÃngua mais falada em todo o mundo, relembramos que o português ocupa já o
5.º lugar no que diz respeito ao idioma mais utilizado pelos internautas. Isto significa que, mesmo utilizando a sua lÃngua materna, o seu website terá potencial para chegar ao
Brasil e paÃses africanos de lÃngua portuguesa. Atentemos em particular no caso do Brasil e no potencial que representa atualmente no universo da Internet. O rápido desenvolvimento económico do Brasil, listado como o 5.º paÃs mais populoso do mundo, tem-se traduzido em elevados volumes de
tráfego na Internet. à importante não deixar passar esta vantagem.
3 - Aberto 24h por dia, 7 dias por semana
Qualquer hora é uma boa hora para fechar um negócio. Ao
criar uma presença online, não terá de se preocupar com o horário de atendimento do website, nem tão pouco em passar horas ao telefone a explicar os seus serviços. Em vez disso, as pessoas têm a oportunidade de ler a explicação que deixou no seu website e só em caso de dúvida é que o consultarão. Além disso, optando por criar um formulário de contacto, poderá receber as mensagens via e-mail e responder depois.
4 - Análise de métricas
Uma das grande vantagens da Internet é que tudo pode ser medido e quantificado. Ferramentas como o
Google Analytics e de
e-mail marketing permitem saber exatamente qual o comportamento dos consumidores: quanto tempo estiveram na página, através de que dispositivo consultaram o website, o local onde estavam, quantas páginas viram, entre outros. Reunindo todos estes dados é possÃvel conhecer melhor o nosso
público-alvo e ir afinando estratégias para que estas se tornem mais eficazes. Este fator constitui uma grande vantagem em comparação com as formas de marketing e publicidade tradicionais, onde é mais difÃcil ter acesso aos dados e perceber qual o real impacto dos mesmos.
5 â" Interaja com a audiência nas Redes Sociais
Quando falamos de presença online não nos referimos apenas a websites. Uma ação estratégica eficaz deve contemplar várias áreas e trabalhar em várias frentes. Um especial destaque deve ser dado à s
redes sociais já que é nestas plataformas que se encontra um grande número de pessoas. Num universo onde interatividade é uma das principais palavras-chave, há que ter a consciência da necessidade de comunicar diretamente com a audiência através de informações e conteúdos relevantes., 5 bons motivos para a sua empresa estar online ,
Ler Artigo Completo, %%url%%
No comments:
Post a Comment